quarta-feira, dezembro 05, 2007

Sul


Há muitos anos que não sei o que é o Algarve no Verão mas gosto de ir até lá em épocas baixas.
Apesar dos crimes que se têm cometido no litoral em nome do progresso, o mar continua lindo, o céu continua azul e em finais de Novembro as esplanadas, os restaurantes e os areais estão por conta dos privilegiados que podem tirar férias em qualquer altura.
Em cima está a primeira visita da manhã a pedir um pedacinho de fiambre.
Deve haver qualquer coisa de estranho comigo em relação a gatos. Para onde vou, eles aparecem.

Não sou lindo? E se me levasses contigo?

A praia dos Olhos d´Água está um autêntico pesadelo em relação à densidade de construção e ao mau gosto da mesma mas de costas para terra a beleza ali está na nossa frente!
E ainda há vestígios de pescadores, bem empurrados lá para um cantinho.

A minha esplanada preferida fica em Santa Eulália. Aqui estamos longe dos atentados urbanísticos, embora por detrás desta estrutura de apoio à praia já tenham construído um hotel de grandes dimensões mas de baixa altura.
Para mim esta praia passou a chamar-se há muitos anos a Praia dos Passarinhos.

Eles vêm comer à nossa mesa e mesmo à nossa mão as migalhas dos queques e dos bolos de arroz que compramos para esse efeito. Enquanto isso degusto um abatanado, bebida que só me sabe bem aqui.

Gaivotas em terra, tempestade no mar? - perguntei ao jovem e simpático empregado do restaurante que acabava de me servir uns fresquíssimos carapaus grelhados.
E ele respondeu cheio de bom humor:
- Nada disso, estão a bronzear-se, já que não têm espaço no Verão.
Afinal também estavam à espera de migalhas de pão.


11 comentários:

  1. Olá Rosa
    Excelente reportagem, com a ternura dos gatos(como é possível resistir-lhes?), a beleza das paisagens ainda não destruídas(que revolta), e a ironia do algarvio em relação às gaivotas.
    Quanto aos pardais, amanhã há-de aparecer uma foto minha no "Palavrapuxapalavra" com pardais nos mesmos preparos, sob o tema "Confiança".
    Beijo
    Justine

    ResponderEliminar
  2. charroco

    Viva a alegria o Charroco está de volta .

    ResponderEliminar
  3. Excelentes fotografias, gosto em particular da das gaivotas bebés com duas ou três adultas por ali, rondando..

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. mas aqui não pareces nada perdida!
    que aconteceu? porque te perdeste?

    beijinho

    linda a praia de olhos d'água.. . linda

    ResponderEliminar
  5. Esta esplanada e a praia da Falésia são o meu Algarve de Inverno... não passa um sem que eu lá passe uns dias.


    *

    ResponderEliminar
  6. Lembro-me de teres referido isso quando no Inverno de 2006 lá estive!
    Adoro ficar ali a olhar para o mar, a beber abatanados. a ler o jornal e a almoçar pizzas ou omeletes, ementas nada recomendáveis.
    Também caminho na praia e apanho conchas que depois meto dentro de frascos de vidro...
    Abraço pela visita

    ResponderEliminar
  7. :) e tem uns suminhos de melão... fabulosos!

    ResponderEliminar
  8. Também me perdi por estas praias e por pouco não nos encontrávamos.Nesta época o Algarve tem outro encanto! Na praia da rocha e ao^pôr do sol, as gaivotas regressam ao areal,formando uma mancha enorme, também as fotografei.Bj e boa semana

    ResponderEliminar
  9. Venho agradecer a visita ao PPP.
    Gostei destas fotografias, principalmente daquela dos pardais. Adoro pardalitos ao ar livre. E gostei do modo de contares esse passeio a sítios que também conheço e onde não vou há uns anos.

    ResponderEliminar
  10. Eu é ao contrário. Há muitos anos que não vou ao Algarve, para além do Verão...

    Em beleza, prefiro as praias mais cá para cima, Rosa...

    ResponderEliminar
  11. uma vez mais...viajei...contigo

    jocas maradas

    ResponderEliminar