quinta-feira, novembro 05, 2009

Ventania

A Dança do Vento
O vento é bom bailador,
Baila, baila e assobia.
Baila, baila e rodopia
E tudo baila em redor.
E diz às flores, bailando:
- Bailai comigo, bailai!
E elas, curvadas, arfando,
Começam, débeis, bailando.
E as suas folhas tombando,
Uma se esfolha, outra cai.
E o vento as deixa, abalando,
E lá vai!...
Poema incompleto de Afonso Lopes Vieira
.
E diz aos meus cabelos, bailando:
- Bailai, comigo, bailai!
E eles desprendem-se do gancho,
Dançam-me em frente dos olhos
E o vento me deixa
Despenteada, desgrenhada e abalando
Lá vai!...
De regresso a casa, depois de uma saída até à mercearia ao fundo da rua.

16 comentários:

  1. Não pode ser!
    Então uma Rosa dos Ventos deixa que ele abuse assim???
    Tsk, tsk, tsk, que mal educado que ele está! ;)

    ResponderEliminar
  2. Sentado no meu quarto
    de lua crescente,
    fito as estrelas sentadas à janela
    num descanso reluzente.
    Planícies em fuga lá fora
    precipitam-se sob a chuva fria
    que insiste em não cair,
    deixando os sobreiros sem companhia.
    Converso ventos e machados
    com a laranjeira deitada no jardim,
    numa saudade de sol posto
    que se apodera da planície em mim.
    Beijo o horizonte perdido
    na sua eternidade pueril
    com as mãos [...]

    aventania.wordpress.com/

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Quem me dera ser vento... ía esconder-me à porta da tua casa para brincar com os teus cabelos, sempre que saísses...

    ResponderEliminar
  4. Pois eu sou muito outonal e invernosa (mas sem chuva) e adoro uma boa ventania. Que saudades!

    ResponderEliminar
  5. Não é o cabelo a esvoaçar que me perturba com o vento. É o frio cortante que o vento traz, aqui na cidade formosa e fria...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Nunca vi uma ida à mercearia tão poética, inspirada e....ventosa!! :)

    Um abraço, Rosa...dos Ventos :)

    ResponderEliminar
  7. Baila que baila tal vento
    sem destino e pouco tento;
    nesse baile eu não me perca
    tenho sorte, sou careca.

    e gasto do supermercado
    (loja fina, no Chiado)
    onde não há ventania
    e não sopra a carestia.

    Legível Novo Rico.
    (poeta "rimático")

    abraço e sorrisos.

    ResponderEliminar
  8. Ora, este não leva nada daqui. Quais cabelos balando, qual gancho que se desprende?
    Sou mesmo desmancha prazeres do vento... Não tanto como o "legível", mas quase!

    ResponderEliminar
  9. Não sei porque saí "anónimo". Afinal também tenho nome (de fábrica, é certo, mas corresponde ao meu nome)

    ResponderEliminar
  10. Por aqui o vento soprou
    forte, e limpou
    as árvores de folhas,
    agora mais nuas,
    com os braços erguidos
    ao vento a pedir
    um novo equinócio,
    para que se cumpra o ciclo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá amiga!

    Como o teu encontro com o vento numa deslocação à mercearia te inspira desta maneira...

    podes voltar para a rua ao encontro de outro qualquer elemento que nós só ficamos a ganhar.

    Bom fdS

    ResponderEliminar
  12. OLá :)...

    Também encontrei vento e folhas! Lindo!
    Desejo um bom fim de semana.
    Olha eu mudei...
    Beijos estrelados

    ResponderEliminar
  13. Que seria de ti sem o vento, Rosa??
    E abençoado passeio, que tão produtivo foi...:))

    ResponderEliminar
  14. E não é que podia mesmo ser uma boa continuação para o poema de Afonso L. Vieira?
    Eu gosto do vento, embora o ache muito "desarrumado". Tenho algum medo quando ele exagera!...

    ResponderEliminar
  15. Hoje sopra forte por aqui!
    Eu gosto de vento:)

    Beijinho*

    ResponderEliminar